Dez bons hábitos para aliviar as pernas pesadas

Mexa as suas pernas em todas as circunstâncias

Quando o seu trabalho exige que você permaneça em pé ou sentado por longos períodos, deve fazer pequenas pausas, caminhar ou mexer os pés em movimentos circulares por um curto período de tempo. Em viagens longas de carro, comboio ou avião, levantar-se e dar um passeio em intervalos regulares é bom para a circulação e promove o retorno venoso.

Escolha um desporto adequado

JoggenQunado praticado regularmente e com calçado adequado, a marcha é o exercício mais benéfico para a circulação venosa. A contração dos músculos das pernas promove o fluxo ascendente do sangue para o coração. Exercícios de ginástica, ciclismo, dança e natação facilitam o retorno venoso.

Em contraste, desportos como ténis, squash, andebol e basquetebol não são aconselháveis uma vez que dilatam as veias, diminuindo o retorno venoso.

Evite fontes de calor

O calor promove a dilatação venosa. Deste modo, exposição ao sol, depilação com cera quente, sistemas de aquecimento, banhos quentes e saunas devem ser evitados.

Woman legs with cramp.

Prefira temperaturas mais baixas

Ältere Frau macht WechselbäderEnxaguar as pernas diariamente com água fria após o banho ativa a função venosa e diminui a sensação de peso e dor nas pernas. Caminhar perto de zonas com água combina a frescura com o exercício físico.

Supere a obstipação e perca o excesso de peso

mid age woman having stomach painA obstipação e o excesso de peso são responsáveis pelo aumento da pressão venosa e podem ser combatidos por uma dieta rica em fibras, ingestão adequada de líquidos (cerca de 1,5 L de água por dia) e limitando a ingestão de gorduras saturadas (manteiga, carnes vermelhas).

Utilize vestuário apropriado

Roupas muito apertadas comprimem as veias e impedem o retorno venoso. Escolha roupas largas e fluídas, evitando calças apertadas, cintas e cintos.

Use sapatos com saltos confortáveis

legsSapatos de salto alto bem como sapatos rasos, não permitem a pressão adequada para promover o retorno venoso. Deste modo, idealmente, deve usar sapatos com saltos de cerca de 3 ou 4 cm.

Facilite o retorno venoso durante o sono

Ao realizar alguns movimentos de pedalar antes de ir dormir e ao elevar o fundo da cama em cerca de 10 a 15 cm, pode reduzir a estase venosa enquanto dorme.

Massaje as suas pernas sempre que possível

Massajar as pernas no sentido ascendente, desde os pés até à coxa, mimetizando a direção da circulação venosa, aumenta o retorno do sangue venoso.

Seniorin massiert ihre Beine

Visite o seu médico regularmente

Female doctor talking to patient

Deve consultar o seu médico assim que sentir dor e peso nas pernas, tornozelos inchados ou detete veias visíveis, para que a doença venosa crónica possa ser diagnosticada atempadamente e as respectivas medidas preventivas e tratamento possam ser inicados. Informe o seu médico se engravidar ou se utilizar terapias hormonais, as quais podem agravar os sintomas venosos.

O acompanhamento regular da doença pelo seu médico é essencial para garantir uma boa saúde e para a escolha do melhor tratamento. Para saber mais sobre os tratamentos, consulte a seção soluções.