BONS HÁBITOS

Dez bons hábitos para aliviar as pernas pesadas

Quando o seu trabalho exige que você permaneça em pé ou sentado por longos períodos, deve fazer pequenas pausas, caminhar ou mexer os pés em movimentos circulares por um curto período de tempo. Em viagens longas de carro, comboio ou avião, levantar-se e dar um passeio em intervalos regulares é bom para a circulação e promove o retorno venoso.

Quando praticado regularmente e com calçado adequado, a marcha é o exercício mais benéfico para a circulação venosa. A contração dos músculos das pernas promove o fluxo ascendente do sangue para o coração. Exercícios de ginástica, ciclismo, dança e natação facilitam o retorno venoso.
Em contraste, desportos como ténis, squash, andebol e basquetebol não são aconselháveis uma vez que dilatam as veias, diminuindo o retorno venoso.

O calor promove a dilatação venosa. Deste modo, exposição ao sol, depilação com cera quente, sistemas de aquecimento, banhos quentes e saunas devem ser evitados.

Enxaguar as pernas diariamente com água fria após o banho ativa a função venosa e diminui a sensação de peso e dor nas pernas. Caminhar perto de zonas com água combina a frescura com o exercício físico.

A obstipação e o excesso de peso são responsáveis pelo aumento da pressão venosa e podem ser combatidos por uma dieta rica em fibras, ingestão adequada de líquidos (cerca de 1,5 L de água por dia) e limitando a ingestão de gorduras saturadas (manteiga, carnes vermelhas).

Roupas muito apertadas comprimem as veias e impedem o retorno venoso. Escolha roupas largas e fluídas, evitando calças apertadas, cintas e cintos.

Sapatos de salto alto bem como sapatos rasos, não permitem a pressão adequada para promover o retorno venoso. Deste modo, idealmente, deve usar sapatos com saltos de cerca de 3 ou 4 cm.

Ao realizar alguns movimentos de pedalar antes de ir dormir e ao elevar o fundo da cama em cerca de 10 a 15 cm, pode reduzir a estase venosa enquanto dorme.

Massajar as pernas no sentido ascendente, desde os pés até à coxa, mimetizando a direção da circulação venosa, aumenta o retorno do sangue venoso.

Deve consultar o seu médico assim que sentir dor e peso nas pernas, tornozelos inchados ou detete veias visíveis, para que a doença venosa crónica possa ser diagnosticada atempadamente e as respetivas medidas preventivas e tratamento possam ser iniciados. Informe o seu médico se engravidar ou se utilizar terapias hormonais, as quais podem agravar os sintomas venosos.
O acompanhamento regular da doença pelo seu médico é essencial para garantir uma boa saúde e para a escolha do melhor tratamento.
Saiba mais sobre as opções disponíveis na seção Soluções.

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Os seus hábitos diários são bons?

1/5 - Quais são os desportos que deve escolher se sentir as pernas pesadas?

Marcha
Ténis
Andar a cavalo
Ciclismo
É recomendável praticar desportos para promover uma boa circulação sanguínea. No entanto, alguns desportos devem ser evitados ou requerem supervisão especial: levantamento de peso; alguns desportos de combate ou violentos; praticados em superfícies duras (maratona, ténis, basquete, etc); praticados em um ambiente quente ou que exijam equipamentos quentes ou apertados (esgrima, equitação, hóquei, etc.).

2/5 - Quais são as posições que deve escolher se suas pernas estiverem doloridas e pesadas?

Sentado, pernas estendidas
Sentado, pernas cruzadas
Na posição lotus
Deitado, com as pernas ligeiramente elevadas
O sangue circulará melhor se deixar as pernas estendidas quando estiver sentado ou deitado. Pode também elevar o pé da sua cama de 10 a 15 cm. Se você precisar permanecer sentado ou em pé por um longo tempo, faça intervalos regulares sempre que possível, para caminhar e flexionar os pés.

3/5 - Quais são os bons hábitos diários que ajudam a evitar pernas pesadas?

Banhos quentes relaxados
Banhos mornos curtos
Banhos quentes longos
Terminar com um banho frio nas pernas
Para evitar peso nas pernas, evite a exposição ao calor, como tomar banhos e/ou chuveiros muito quentes. Evite também saunas, banhos turcos e depilação com cera quente. Pode enxaguar as pernas com água fria no final do banho para promover a circulação.

4/5 - Quais os hábitos alimentares que deve adotar se sofrer de insuficiência venosa?

Beber água suficiente (pelo menos 1,5 L por dia)
Limitar a ingestão de gorduras saturadas (manteiga, carne vermelha, etc)
Beber chá e café
Limitar de álcool e tabaco
Coma uma dieta equilibrada, limitando os itens que incentivam o congestionamento venoso, como álcool, especiarias, café, chá e tabaco. Tente perder peso (na medida do possível) se estiver acima do peso.

5/5 - O que deve vestir se sofrer de pernas pesadas?

Sapatos de salto alto
Sapatos rasos
Vestidos
Calças justas
Para promover a circulação sanguínea, é preferível não usar cintos, cintas ou roupas muito apertadas. Também é melhor evitar usar sapatos de salto alto ou botas de cano alto. Opte por sapatos confortáveis e rasos (3 a 4 cm no máximo).
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