1/5 - Quais são os desportos que deve escolher se sentir as pernas pesadas?

Marcha
Ténis
Andar a cavalo
Ciclismo
É recomendável praticar desportos para promover uma boa circulação sanguínea. No entanto, alguns desportos devem ser evitados ou requerem supervisão especial: levantamento de peso; alguns desportos de combate ou violentos; praticados em superfícies duras (maratona, ténis, basquete, etc); praticados em um ambiente quente ou que exijam equipamentos quentes ou apertados (esgrima, equitação, hóquei, etc.).

2/5 - Quais são as posições que deve escolher se suas pernas estiverem doloridas e pesadas?

Sentado, pernas estendidas
Sentado, pernas cruzadas
Na posição lotus
Deitado, com as pernas ligeiramente elevadas
O sangue circulará melhor se deixar as pernas estendidas quando estiver sentado ou deitado. Pode também elevar o pé da sua cama de 10 a 15 cm. Se você precisar permanecer sentado ou em pé por um longo tempo, faça intervalos regulares sempre que possível, para caminhar e flexionar os pés.

3/5 - Quais são os bons hábitos diários que ajudam a evitar pernas pesadas?

Banhos quentes relaxados
Banhos mornos curtos
Banhos quentes longos
Terminar com um banho frio nas pernas
Para evitar peso nas pernas, evite a exposição ao calor, como tomar banhos e/ou chuveiros muito quentes. Evite também saunas, banhos turcos e depilação com cera quente. Pode enxaguar as pernas com água fria no final do banho para promover a circulação.

4/5 - Quais os hábitos alimentares que deve adotar se sofrer de insuficiência venosa?

Beber água suficiente (pelo menos 1,5 L por dia)
Limitar a ingestão de gorduras saturadas (manteiga, carne vermelha, etc)
Beber chá e café
Limitar de álcool e tabaco
Coma uma dieta equilibrada, limitando os itens que incentivam o congestionamento venoso, como álcool, especiarias, café, chá e tabaco. Tente perder peso (na medida do possível) se estiver acima do peso.

5/5 - O que deve vestir se sofrer de pernas pesadas?

Sapatos de salto alto
Sapatos rasos
Vestidos
Calças justas
Para promover a circulação sanguínea, é preferível não usar cintos, cintas ou roupas muito apertadas. Também é melhor evitar usar sapatos de salto alto ou botas de cano alto. Opte por sapatos confortáveis e rasos (3 a 4 cm no máximo).
Confirmar
Próxima questão