Perguntas e respostas sobre a doença venosa crónica
Como reconhecer a doença venosa crónica?
Estes sintomas estão relacionados com a doença venosa crónica devido à má circulação venosa. Pode evitar agravar o problema adotando medidas de um estilo de vida mais saudável (ver seção “Bons hábitos”). Além disso, deve consultar o seu médico uma vez que existem alguns tratamentos eficazes que poderá iniciar, a fim de interromper a sua progressão e prevenir complicações.
Depois de viajar de avião, as minhas pernas ficam muitas vezes inchadas e doridas. O que poderá ser?
Isso deve-se à estase venosa que ocorre nas pernas quando permanece sentado por um longo período de tempo sem que as mova por forma a promover um fluxo ascendente de sangue para o coração. Dependendo da intensidade da sua dor, pode sofrer de doença venosa crónica. Deve consultar o seu médico porque existem diferentes soluções (consulte a seção “Soluções”).
Qual estilo de vida a adotar para prevenir os sintomas da doença venosa crónica?
Depende do desporto que pratica. Alguns desportos, como a marcha, bicicleta, natação e dança, são benéficos, pois promovem o fluxo ascendente do sangue para o coração, promovendo a circulação venosa, através da contração dos músculos das pernas. Por outro lado, desportos com impactos frequentes como ténis, basquetebol e futebol não são aconselháveis porque dilatam as veias retardando o retorno venoso.
Todos os tratamentos hormonais têm um impacto negativo nas veias. Por exemplo, no caso de historial médico de flebite, as pílulas contracetivas são contraindicadas. No entanto, a intensidade do impacto depende da pílula porque existem várias dosagens. As pílulas de nova geração, contendo uma dose baixa de progesterona e/ou estrogénio têm uma fraca influência nas varizes, ao contrário das gerações mais antigas de pílulas que podem aumentar o risco de ocorrência de flebites. Para encontrar a pílula contracetiva que melhor se adequa a si, deve consultar o seu ginecologista.
As gravidezes podem não ser assim tão problemáticas; pode-se evitar agravar o problema tomando medidas quotidianas que incluam um estilo de vida saudável (veja a seção “Dicas”). Além disso, se apresentar algum sintoma ou sinal de doença venosa crónica, alguns tratamentos eficazes podem ser iniciados para interromper a sua progressão e prevenir complicações, mesmo em mulheres grávidas
E no que diz respeito à evolução da doença venosa crónica?
FAÇA UM CHECK-UP VENOSO
Este questionário rápido permite-lhe avaliar o seu risco de ter, ou não, a doença venosa crónica instalada
FAÇA UM CHECK-UP VENOSO
Este questionário rápido permite-lhe avaliar o seu risco de ter, ou não, a doença venosa crónica instalada