Viver Bem

10 benefícios da caminhada

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Conheça os inúmeros benefícios para o seu bem-estar físico e mental, particularmente para a saúde das suas pernas.

A sensação de pernas pesadas e cansadas pode ser um sintoma de Doença Venosa Crónica (DVC), uma disfunção das paredes e válvulas das veias das pernas, que dificulta a circulação do sangue para o coração.1,2 Apesar de um número significativo de doentes desvalorizar os sintomas numa fase inicial da doença3, a DVC tem um impacto negativo importante na qualidade de vida, pelo que o tratamento adequado e atempado é essencial, melhorando a qualidade de vida, prevenindo a progressão da doença e evitando potenciais complicações.4,5

Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória2

A caminhada pode ajudar a aumentar a captação de oxigénio e a baixar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Melhora a circulação sanguínea2,3

O exercício aeróbico, onde se inclui a caminhada, beneficia a saúde venosa, exercitando as pernas e aumentando o retorno venoso.

Queima calorias2

Caminhar ajuda a reduzir a massa gorda e a aumentar a massa muscular. O controlo do peso é um aspeto essencial para prevenir e controlar a Doença Venosa Crónica, já que o excesso de peso é um dos fatores responsáveis pelo aumento da pressão nas veias.

Melhora a tonicidade muscular2

A caminhada na praia, por exemplo, exige um maior esforço dos músculos das pernas, contribuindo para uma maior tonicidade muscular.

Ajuda a controlar os níveis de glicemia2

Este tipo de atividade aumenta a sensibilidade à insulina e reduz os valores de glicemia, ajudando a prevenir doenças como a diabetes tipo 2.

Ajuda a reduzir o stress2

Dependendo da paisagem, se a caminhada for ao ar livre, poderá ajudar a relaxar e a combater a ansiedade.

Alívio de Dores articulares4

Caminhar ajuda a proteger as articulações, incluindo os joelhos e ancas, uma vez que contribui para lubrificar e fortalecer os músculos que suportam as articulações.

Melhora o humor4

Na generalidade, a prática de exercício melhora o humor, aumentando a produção de endorfinas, conhecidas por estimular sentimentos positivos.

Promove o aumento de energia4

A caminhada melhora o fluxo de oxigénio no organismo e pode aumentar também os níveis de cortisol, epinefrina e norepinefrina, hormonas que ajudam a elevar os níveis de energia.

Faz bem ao coração2

A caminhada regular ajuda a reduzir o seu risco cardiovascular, ao diminuir os fatores de risco de doença arterial coronária: pressão arterial, colesterol (LDL) e triglicéridos.

DVC – Doença Venosa Crónica

Referências:
1 – Direção-Geral da Saúde – Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física. Recomendações de Atividade Física em situação de Isolamento Social. Disponível em: http://www.chts.min-saude.pt/noticias/recomendacoes-de-atividade-fisica-em-situacao-de-isolamento-social/. Acedido a 18 de março de 2021.
2 – APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. Revista Diabetes Viver em Equilíbrio. N.º 83 (página 66).
3 – Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular. «Tratamento Da Doença Venosa Crónica». Alerta Doença Venosa. Disponível em: https://www.alertadoencavenosa.pt/tratamento. Acedido a 14 de março de 2021.
4 – Healthline. «What Are the Benefits of Walking?». Disponível em: https://www.healthline.com/health/benefits-of-walking. Acedido a 18 de março de 2021.